Mesas de direção bipartidas... elas são melhores?

As mesas de direção divididas têm uma área de fixação que foi cortada no meio, separando efetivamente a superfície de fixação em duas regiões distintas.

Isso é uma tendência relativamente nova em design de mesa de direção, com os primeiros projetos sendo comercializados por volta de 2015. Hoje existem pelo menos seis empresas no exterior que vendem mesas de direção bipartidas, e mais certamente virão. No Brasil, ainda não há disponível.


Mas agora vamos à pergunta frequente: elas parecem interessantes, mas as mesas divididas realmente oferecem alguma vantagem? Ninguém deu muitos detalhes além do clássico discurso "elas melhoram a flexibilidade" ou algum marketing semelhante. As empresas não oferecem absolutamente nenhuma informação técnica sobre se ou por que eles são melhores, com exceção de uma ou outra. De qualquer forma, de volta às mesas divididas. A resposta curta é, sim, elas são melhores. Mas por que? Eu vou aprofundar nos detalhes e falar dos prós e os contras deste novo conceito de mesas de direção de moto.

A principal vantagem: suavizar a torção do tubo do garfo

Você já viu um piloto dar um salto ou algo semelhante em câmera lenta ou como uma imagem estática? Você pode se surpreender com o quanto os garfos flexionam! E, na verdade, eles estão sempre flexionando, não apenas por causa de pancadas muito fortes, eles flexionam o tempo todo em vários níveis. O importante aqui com relação às mesas divididas não é que os garfos flexionam, mas como e onde eles flexionam. O conjunto do garfo é livre para dobrar sem suporte (além das propriedades estruturais do próprio garfo) desde o eixo até às mesas. Mas as mesas de direção são relativamente rígidas e são o que une os garfos ao resto do chassi. Assim, a dobra relativamente suave dos garfos se transforma em uma torção na mesa de direção inferior.


Você pode ver essa torção exagerada nesta foto acima, de cortesia da fabricante "Luxon MX". À medida que os garfos se comprimem, as buchas sobre as quais o tubo interno do garfo desliza passarão por esse ponto flexionado, o que causa certa resistência na suspensão e uma sensação desagradável para o piloto. Qualquer coisa que possa ser feita para minimizar a torção nos garfos permitirá uma ação de suspensão mais suave e uma condução mais agradável. E é isso que as mesas bipartidas fazem. As áreas de fixação separadas podem se flexionar independentemente umas das outras e suavizar a torção. A torção ainda está lá, não há nada que possa eliminá-la em um design de garfo de suspensão tradicional, mas é ligeiramente reduzida com o uso de mesas divididas.


Podemos mostrar os detalhes da torção com Análise de Elementos Finitos (FEA). Aqui está um resultado FEA que representa um recepção de salto forçada que está causando a curvatura dos garfos. Podemos ver como o tubo do garfo se torce com mesas de direção tradicionais mostradas na parte inferior da imagem e mesas de direção divididas mostradas na parte superior. Podemos traçar a deflexão do tubo do garfo em relação à distância ao longo do tubo do garfo para ver como o tubo se dobra (mais especificamente, estamos observando a deflexão do diâmetro interno do tubo do garfo). As mesas de estilo tradicional são mostradas com uma linha vermelha sólida e as mesas bipartidas são mostradas com uma linha azul sólida no gráfico. Mas a partir disso, não é tão óbvio o que está acontecendo. Para ver mais facilmente o que está acontecendo, podemos tirar a derivada dessas curvas e ver a inclinação do tubo do garfo dobrando ao longo de seu comprimento. A inclinação do tubo do garfo é mostrada pelas linhas pontilhadas. Você pode ver que a inclinação das mesas divididas é um pouco mais suave (linha azul pontilhada), especialmente exatamente onde a mesa inferior começa a prender no tubo do garfo.

Então, quanta diferença isso faz na realidade? Não é uma diferença como é o dia e a noite, mas é perceptível na pista. É claro que uma mesa tradicional não é terrível, já que todos nós a usamos há muito tempo e muitos campeonatos são ganhos com ela. Mas qualquer pequena melhoria é um passo em frente em direção a uma pilotagem mais confortável e rápida.

Uma coisa importante a se notar aqui é que as mesas divididas só ajudam nesse problema com a mesa inferior. A mesa superior sendo dividida não ajuda em nada, pois a bucha do garfo nunca desliza por sua área de fixação.

Uma segunda vantagem: atingir o torque correto dos parafusos

Você deve sempre usar uma chave de torque (taquímetro) para apertar suas mesas de direção, pelo menos os parafusos da mesa inferior. Sempre! Por quê? Por razões semelhantes às da explicação acima. Muito torque resultará em muita carga de fixação no tubo do garfo, o que irá deformá-lo. E essa distorção causará emperramento conforme a bucha do garfo desliza pelo tubo. Mas você pode evitar essa deformação usando um taquímetro e apertando os parafusos com o valor de torque recomendado pelo fabricante. É isso aí! Não importa se você tem uma mesa dividida ou uma mesa tradicional, usar o torque correto evitará que isso aconteça.


Dito isso, a mesa bipartida torna o torque correto dos parafusos muito fácil. Com uma mesa tradicional, você normalmente tem dois parafusos que apertam uma única superfície de fixação ao tubo do garfo. Se você apertar um parafuso, o outro afrouxa um pouco. Aperte o outro parafuso de volta e o primeiro parafuso afrouxa. Para conseguir o torque correto e uniforme entre os dois parafusos, é necessário apertar uniformemente os dois parafusos, repetidamente, até que ambos estejam corretos. Não é um grande problema, mas pode ser um pouco irritante! A mesa dividida, por sua vez, está dividida! Cada parafuso aperta uma parte da mesa independente da outra, de modo que um parafuso não afeta o outro. Você aperta um parafuso, depois o outro parafuso e pronto.

Assista este vídeo de demonstração disso:

A desvantagem: custo

Sempre que uma peça fica mais complexa, o custo aumenta proporcionalmente. As mesas divididos são muito mais difíceis de usinar do que uma mesa padrão; você precisa de engenharia especializada e maquinário mais complexo. E tudo isso adiciona tempo e custo de produção. Tudo isso resulta em um custo maior. Portanto, se você quiser mesas divididas, espere pagar muito mais por eles. Pelo menos, nos dias de hoje.


Além da questão do custo, porém, não há realmente nenhuma outra desvantagem que valha a pena mencionar. Se você quer o que há de mais recente em tecnologia, então as mesas bipartidas são as melhores que existem.

Créditos: Luxon MX (adaptado)

Postar um comentário

0 Comentários