Rota do Rally Dakar 2021 é revelada

O diretor de corrida, David Castera, anunciou os planos para a 43ª edição do Rally Dakar em uma entrevista coletiva, destacando uma rota totalmente nova pela Arábia Saudita, começando e terminando em Jeddah pela segunda visita ao país do Oriente Médio.

12 etapas cobrindo 7.846 quilômetros, dos quais 4.767 quilômetros serão especiais, e um maior foco na segurança do piloto estão todos nos planos anunciados para o Rally Dakar de 2021 na Arábia Saudita.

O Dakar 2021, que acontece de 3 a 15 de janeiro, também terá um novo enfoque na segurança do piloto, com airbags em traje de piloto agora obrigatórios e uma série de novas regras. O percurso também recebe uma grande lista de considerações de segurança e este ano irá "reduzir o comprimento e a quantidade de seções rápidas, enquanto enfatiza a técnica de direção... e habilidades de navegação", de acordo com a organização da prova.


Esta notícia será bem recebida por alguns que competiram na edição de 2020 na Arábia Saudita e expressaram preocupações sobre a rota ser muito rápida e sem a necessidade de muita habilidade de navegação.

Segurança

A fim de aumentar a segurança dos pilotos, a organização do evento se concentrou em garantir um rali mais seguro para a classe de motocicletas. Para 2021, o uso de airbag será obrigatório para todos os competidores do evento.

Esta medida será complementada ainda mais com o roadbook sendo entregue aos pilotos um pouco antes de cada etapa, juntamente com uma permissão de apenas seis pneus para os pilotos profissionais durante toda a corrida em uma tentativa de reduzir a velocidade e priorizar a navegação. A organização espera que essas novas regras façam os pilotos andarem de forma mais conservadora, dando ênfase à navegação e aos cuidados com os motores.

Além disso, a torre de navegação em cada bicicleta incorporará um alarme que soará quando o motociclista se aproximar das zonas de perigo.

Novo prólogo para decidir a ordem inicial

Uma das principais novidades da edição de 2021 é o prólogo de 11 quilômetros que determinará a ordem de início da etapa de abertura. Como de costume, a 43 ª edição do rali apresenta uma etapa maratona extenuante, definido para testar a gestão de corrida e capacidades de resistência dos pilotos logo após o dia de descanso no meio da corrida em Ha'il.

Detalhes da rota


Saúde

"Muitas vezes ouvimos que participar do Dakar é uma vitória por si só. Este é certamente o sentimento que nos revigorará a todos no dia 3 de janeiro em Jeddah", admitiu Castera na apresentação do Dakar 2021. A preparação e a prospecção da rota tiveram que ser feitas seguindo um calendário adaptado às restrições de viagem que marcaram 2020.

Pelo mesmo motivo, o rali será realizado em condições pouco usuais, tendo em conta um protocolo desenhado para maximizar a segurança e evitar a propagação da Covid-19. Apesar das limitações, a organização garante que o rali mais difícil do mundo terá "tudo para emocionar quem participa e fazer sonhar quem fica em casa", seguindo o espírito do seu criador, Thierry Sabine.

Apresentação virtual do Rally Dakar 2021

Apesar das dificuldades, 321 inscritos estão na lista de inscritos, com 108 deles destinados a competir em motocicletas. Um número saudável, levando em consideração a atual situação global.

Mais informações: Dakar.com

Postar um comentário

0 Comentários