Pressão ideal para pneus de motos de trilha, enduro e motocross

Você já deve ter passado por uma situação na qual todos os outros pilotos estavam tendo uma boa tração, mas você simplesmente não conseguia encontrar a aderência de terreno que precisava. Bem, o motivo disso pode ter sido a pressão errada dos pneus.


As pressões dos pneus podem fazer você ganhar ou perder uma corrida e preservar ou quebrar sua moto. Se você errar a pressão, você perder tração, furar um pneu, rasgar uma câmara de ar e até desgastar seus pneus mais rapidamente.

Neste artigo, veremos qual a pressão dos pneus que você deve usar para evitar todos esses problemas. Também descobriremos se você se está colocando pressão demais ou de menos nos pneus. E veremos quais condições exigem pressões de pneus mais baixas ou mais altas.

Pressão universal para motos de terra

Se você perguntar a outros pilotos qual a pressão dos pneus que eles estão usando, geralmente a média será de 12 PSI. Isso porque a pressão dos pneus geralmente deve estar entre 8 a 16 PSI, e 12 PSI fica bem no meio. 12 PSI é reconhecido como a pressão universal dos pneus, ou o ponto ideal, o que significa que funcionará para a maioria das condições, mas isso não significa que seja ideal!

Muitas coisas diferentes entram em jogo, incluindo peso do condutor, terreno, tipo de pneu e a própria moto. 

Baixa pressão de pneus

Se você estiver andando em terreno solto, barro macio, lama ou pedras, considere usar uma pressão de pneu mais baixa. Isso vai melhorar sua tração ao aumenar a área de contato do pneu com o terreno; mas tenha em mente que sua câmara de ar corre um risco maior de rasgar. Por isso, recomenda-se uma câmara de ar mais resistente, com espessura de 3 a 4mm.

Você pode baixar a pressão até 6 PSI, mas isso é recomendado apenas para velocidades mais lentas. Em pressões tão baixas, é fácil para o seu pneu atingir uma grande raiz ou pedra e beliscar a câmara de ar. Se você estiver andando mais rápido que 24 km/h, recomenda-se um mínimo de 8 a 10 PSI.

Esta ainda é uma faixa muito incomum, e normalmente só seria usada em eventos de enduro extremos e lentos com muitas pedras.

Outra coisa a considerar ao usar pressões mais baixas é a trava do aro. Se você já notou um parafuso saindo do seu aro e se perguntou o que é, é a trava do aro. Estes são instalados na maioria das motos de trilha e motocross hoje em dia, mas se você não tiver uma, realmente precisará instalar uma o mais rápido possível, especialmente se estiver com baixa pressão dos pneus.

A trava do aro impedirá que seu pneu gire no aro, se isso acontecer, a válvula da câmara de ar será arrancada do tubo, causando um furo. Então, com isso em mente, aperte sua trava de aro ou instale uma agora.


Pressão dos pneus para motocross e trilhas

As pressões dos pneus para motocross e trilhas off-road estarão principalmente na faixa de 12 a 15 PSI. Mas o tipo de pneu que você está usando também pode fazer uma grande diferença, então verifique a recomendação na parede do pneu.

Por exemplo, um pneu projetado para solo macio com os cravos mais espaçados e uma carcaça macia exigirá uma pressão superior para ajudá-lo a cavar o solo. Da mesma forma, um pneu projetado para solo mais duro com espaçamento mais estreito e carcaça rígida também exigirá PSI mais alto. Mas se você usar esse mesmo pneu em lama macia, precisará diminuir a pressão do pneu. Uma pressão mais baixa vai otimizar o movimento da carcaça e ajudará a limpar a lama do piso.

Pressão dos pneus para enduro

Se você estiver andando em percursos de enduro, pode haver algumas lugares no caminho que exigirão pneus para asfalto. Esses pneus exigirão pressões na faixa de 15 a 16 PSI por dois motivos. Em primeiro lugar, esses pneus não toleram pressões mais baixas por causa das altas velocidades que são alcançadas nos trechos de estrada; isso pode causar um aumento significativo da temperatura. Haverá também o risco de aumentar o rolamento do pneu nas curvas, o que deformará o pneu, o que pode ser muito perigoso em velocidade. Em segundo lugar, durante uma corrida de enduro, o tipo de terreno varia consideravelmente.

Andando a zero PSI

Muitos pilotos de trilha e enduro optarão por uma mousse em vez de um tubo interno regular. Um mousse é basicamente um inserto de espuma que é usado no lugar do tubo, para eliminar as chances de um furo.

Um mousse não requer pressão de ar, mas eles são projetados para dar ao condutor a mesma sensação de uma câmara de ar com pressão entre 12 - 15 PSI. Eles não duram muito tempo devido a avarias e encolhimento, por isso são recomendados apenas para competição ou momentos em que um furo pode deixá-lo preso muito longe de casa.


O Tubliss veda o pneu e cria uma bolsa de ar que pode suportar pressões extremamente baixas. Não há chance de furar, e se o pneu furar, pode ser facilmente reparado ​​em dois minutos!

Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença

Você pode pensar que 2 ou 3 PSI não farão muita diferença, mas ficaria surpreso com a diferença que pode realmente fazer. Pense em um pneu com uma pressão de 15 PSI, uma perda de apenas 3 PSI equivale a uma mudança de 20% na pressão do pneu.

Com isso em mente, qualquer pequena mudança ma pressão pode fazer uma grande diferença para sua tração. Na verdade, as melhores equipes de corrida são bem conhecidas por fazer pequenos ajustes aos pneus dos pilotos.

Os pneus dianteiros podem exigir mais pressão

O pneu dianteiro tem muito menos volume de ar do que o pneu traseiro. Isso significa que seu pneu dianteiro é muito mais suscetível a beliscar a câmara de ar. Esse risco ainda aumenta em motocicletas 4 tempos devido à frente mais pesada.

Mas, independente da moto, vale a pena usar 1 ou 2 PSI a mais no pneu dianteiro apenas para ficar seguro.


Comece agora!

Encontrar a pressão certa do pneu da moto pode significar um pouco de tentativa e erro. Como mencionado anteriormente, 12 PSI é o ideal para começar, então comece com os 12 PSI e vá subindo ou descendo usando as dicas listadas acima.

Lembre-se de que não há nada mais diferente do que dois pilotos iguais, então uma pressão de pneu que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Seja paciente, ajuste suas pressões corretamente e você ficará surpreso com a diferença que isso fará em sua pilotagem.

Uma última coisa a notar é o peso que sua moto está carregando. Seu peso corporal fará a diferença, mas também quaisquer extras que você estiver carregando com você. O peso total pode fazer uma grande diferença na pressão dos pneus durante a pilotagem, portanto, se você estiver carregando mais peso do que o normal, talvez seja necessário fazer pequenos ajustes.

Postar um comentário

0 Comentários