Motos de competição ganham bombas de água elétricas; mas o que muda?

Mais equipes de corrida, como Star Racing Yamaha, BarX Suzuki e outras, adicionaram bombas de água elétricas às suas motos, como a HRC (Honda Racing Corporation) fez com a moto do campeão do AMA Motocross 250 em 2021, Jett Lawrence, no final da temporada. Por que isso?


Primeiro, nós precisamos lembrar que equipes de corrida precisam avaliar todo e qualquer ganho de performance para buscar as vitórias. E, ao falar de avaliar tudo, é tudo mesmo! É comum a gente ver alterações e ajustes inéditos em veículos de competição que jamais veríamos em outro lugar - e nisso, podemos incluir motos, carros, barcos e outros.

Então, considerando que as equipes de corrida trabalham por todo e qualquer detalhe para atingir a melhor performance possível, a nova moda são as bombas de água elétricas em motos de Motocross e Supercross, que têm uma série de benefícios e já eram usadas em outros veículos de competição, como carros e barcos.

Acabou aquele rotor convencional acionado por um eixo ligado ao motor, as bombas de água elétricas permitem as seguintes vantagens:

  • Um arrefecimento mais eficiente devido à velocidade controlada do rotor elétrico em todos os momentos (fluxo ideal 100% do tempo)
  • Mais potência ao motor por reduzir as perdas de energia
  • Manutenção mais fácil (uma vez que a bomba é externa, e não é necessário desmontar o motor)
  • Menos probabilidade de entrada de água no óleo do motor (novamente, pelo fato de ser externa e sem eixo ligado diretamente ao motor)
  • Melhor controle de temperatura
  • Simplificar as partes do motor

Resumidamente, as motos podem se beneficiar muito com isso. E se as melhores equipes continuam usando as bombas de água elétricas nas provas mais competitivas do mundo, isso significa que está funcionando melhor do que o método anterior. A moda pegou!

Fonte das imagens: Vital MX

Postar um comentário

0 Comentários