Yamaha testa protótipo de direção assistida para motos

A Yamaha anunciou, a partir de um comunicado de imprensa global, um protótipo de direção assistida para motocicletas, contribuindo para melhorar a estabilidade e agilidade da pilotagem.


A fim de avançar a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia, a fabricante disputará a nova temperorada do Campeonato Japonês de Motocross com motos de corrida equipadas com este novo sistema em teste.


O sistema de direção assistida emprega tecnologias que diferem daquelas em sistemas de direção hidráulica para automóveis e outros veículos de quatro rodas. Funciona com um sensor de torque controlado magneticamente, que age como um amortecedor de direção e pode assistir ativamente a direção, contribuindo assim para a estabilidade da motocicleta, melhorando a agilidade e reduzindo a fadiga do piloto e muito mais.


Este sistema de direção elétrica assistida já existe em ATVs da Yamaha há vários anos. "A Yamaha pretende equipar o novo sistema em várias motocicletas, a fim de fornecer maior diversão, segurança e conforto no motociclismo", diz o comunicado.

Para recordar, o sistema já foi utilizado por Jay Wilson no Campeonato Japonês de Motocross em 2021. E para continuar a pesquisa e o desenvolvimento do sistema no mundo real, a Yamaha Factory Racing Team disputará o Campeonato Japonês de Motocross de 2022 com a dupla YZ450FM e YZ250F equipada com o protótipo. A empresa planeja usar a grande quantidade de dados obtidos a partir do uso no ambiente hostil da competição de motocross de alto nível para acelerar o desenvolvimento e o refinamento do sistema.

Postar um comentário

0 Comentários