A Yamaha anunciou, a partir de um comunicado de imprensa global, um protótipo de direção hidráulica assistida para motocicletas, contribuindo para melhorar a estabilidade e agilidade da pilotagem.
A fim de avançar a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia, a fabricante disputará a nova temperorada do Campeonato Japonês de Motocross com motos de corrida equipadas com este novo sistema em teste.
O sistema de direção assistida emprega tecnologias que diferem daquelas em sistemas de direção hidráulica para automóveis e outros veículos de quatro rodas. A utilização de um sensor de torque magnetostritivo permite que o sistema funcione como um amortecedor de direção e forneça direção assistida, contribuindo assim para a estabilidade da motocicleta, melhorando a agilidade, reduzindo a fadiga do piloto e muito mais.
"A Yamaha pretende equipar o novo sistema em várias motocicletas, a fim de fornecer maior diversão, segurança e conforto no motociclismo", diz o comunicado.
Este sistema de direção elétrica assistida já existe em ATVs da Yamaha há vários anos. A tecnologia atua como um amortecedor de direção controlado por sensor, fornecendo mais estabilidade na condução do veículo. O sistema, que a Yamaha chama de suporte de direção, funciona com um sensor de torque controlado magneticamente, que age como um amortecedor de direção e pode assistir ativamente a direção.
Para recordar, o sistema já foi utilizado por Jay Wilson no Campeonato Japonês de Motocross em 2021. E para continuar a pesquisa e o desenvolvimento do sistema no mundo real, a Yamaha Factory Racing Team disputará o Campeonato Japonês de Motocross de 2022 com a dupla YZ450FM e YZ250F equipada com o protótipo. A empresa planeja usar a grande quantidade de dados obtidos a partir do uso no ambiente hostil da competição de motocross de alto nível para acelerar o desenvolvimento e o refinamento do sistema.
0 Comentários