3 principais sinais de que sua moto precisa de nova embreagem

O sistema de embreagem é a conexão mais importante entre o acelerador e a roda traseira, no que diz respeito ao controle da motocicleta. Enquanto estiver funcionando corretamente, a maioria das pessoas não lembra muito de sua embreagem. No entanto, a importância da embreagem se torna aparente quando há um problema com o sistema.

Uma embreagem é uma maravilha da engenharia. Imagine que você está na largada esperando uma corrida começar. Você liga a moto e puxa a embreagem. O que acontece neste momento é uma reação em cadeia de vários eventos. Uma série de peças móveis transfere essa carga para a embreagem, onde o disco de pressão é afastado do pacote da embreagem, da campana e do cubo interno. Nesse momento, há uma desconexão entre a transmissão e o virabrequim.

A funcionalidade da embreagem envolve uma série de peças móveis que são cruciais para a operação do motor. A manutenção, inspeção e substituição periódicas manterão sua moto funcionando como deveria. Aqui é mostrada uma visão expandida e detalhada da embreagem de uma Yamaha YZ250.

Ao engatar uma marcha e libera o manete da embreagem, as molas da embreagem forçam o disco de pressão a apertar os discos de fricção, fazendo com que a campana da embreagem e o cubo interno girem juntos. Com isso, a energia gerada na câmara de combustão do motor é transferida pela transmissão para o pinhão da corrente, que então transfere a força para a roda traseira. Ou seja, sem uma embreagem funcionando normalmente, sua moto nem sairia do lugar.

A embreagem é uma parte vital do motor em geral. E, como a maioria das peças da sua moto, não dura para sempre. Mas, felizmente, existem três indicadores gerais de que sua embreagem não está funcionando corretamente. Você não precisa ser extremamente habilidoso para descobrir isso. As únicas necessidades são algumas ferramentas boas, conhecimento mecânico básico e muita atenção.

Neste artigo, esclareceremos os sintomas, as causas e as soluções para os problemas de embreagem mais comuns para que você possa voltar a andar.

Sinal 1: embreagem deslizando

Sintomas:

Uma embreagem deslizando é rapidamente reconhecível quando você torce o acelerador bruscamente enquanto a máquina está engatada, mas a roda traseira não está girando em sincronia com a rotação do motor. Se você estiver na terceira marcha e acelerando apenas a passos de lesma, então algo está errado. Você também pode notar uma sensação vaga no manete da embreagem. Qualquer um desses sintomas sugere que os componentes internos da embreagem precisam ser inspecionados quanto a desgaste.

Causas:

Quando uma embreagem está funcionando de maneira ideal, os discos de transmissão e as discos de fricção são empurradas juntas durante o engate da embreagem (ou seja, quando o manete da embreagem está solta). A conexão faz com que a rotação da campana da embreagem e o cubo interno sejam sincronizados e funcionem como uma unidade. No entanto, conforme os discos começam a se desgastar, os discos da embreagem deslizarão umas contra as outras em vez de se prenderem. Isso evita a transferência de energia do motor para a transmissão. Infelizmente, isso é inevitável, mesmo se você não abusar do sistema. Os discos da embreagem se desgastam com o tempo como resultado do atrito quando a embreagem é engatada.

Também é possível que as molas da embreagem tenham perdido sua tensão. Quando isso acontece, as molas não são fortes o suficiente para puxar com eficácia o disco de pressão contra o pacote de embreagem. Assim como os discos da embreagem, as molas da embreagem não duram para sempre.

Soluções:

Quando você notar o deslizamento da embreagem, será necessário inspecionar os discos e os discos de fricção da embreagem, bem como as molas da embreagem. O engenheiro da Wiseco Powersports, Dave Sulecki, comenta: "É muito fácil acessar a embreagem em todas as motos novas. Você pode literalmente colocar a moto de lado, retirar a tampa da embreagem e começar a inspecionar os componentes."

Usando um paquímetro ou micrômetro, meça a espessura dos discos de frição de aço (ou alumínio) e dos discos de fibra. Consulte o manual do proprietário para encontrar as especificações recomendadas. Certifique-se de verificar também o comprimento livre das molas da embreagem. É uma boa ideia substituir os discos de fricção e de fibra, bem como as molas da embreagem.

A maneira mais precisa de saber se seus discos de aço e fibra estão desgastados é medi-los e comparar a espessura com a faixa de especificações recomendada no manual do proprietário.

Da mesma forma, o comprimento livre da mola da embreagem pode ser medido para determinar se eles estão fora das especificações e precisam ser substituídos.

Sinal 2: mau cheiro

Sintomas:

A sua moto está emitindo um cheiro de queimado que poderia remover a tinta da parede. O fedor pode ser tão forte que fica evidente antes mesmo de andar com a moto. Geralmente, porém, o cheiro é perceptível após a remoção da tampa da embreagem. Você também pode notar sua moto se arrastando para frente com a embreagem puxada e a transmissão engatada, não importa o quanto você ajuste o cabo da embreagem.

Causas:

Faça o teste de cheiro. Puxe a tampa da embreagem para fora. Se você sentir o cheiro do material da embreagem queimado, é provável que sua embreagem precise de novos componentes. O cheiro de queimado é o resultado do aquecimento da embreagem.

"As peças que queimam primeiro geralmente são os discos de fricção. É um odor realmente óbvio. Você saberá quando sentir o cheiro. Visualmente, você verá as marcas de calor nos discos de tração. Os discos de fricção também podem se tornar pretos. A melhor coisa a fazer é verificar as medidas das placas de acordo com as especificações do manual do proprietário. Certifique-se de estar dentro da tolerância de largura e planicidade", afirma Sulecki.

Os discos de fricção queimados ficarão normalmente na cor preta e os discos de tração queimados geralmente mostram marcas de desgaste de cor escura.

Soluções:

Para começar, você precisará substituir o óleo. Preste muita atenção aos intervalos de manutenção recomendados no manual do proprietário. Isso pode estender a vida útil de sua embreagem.

Sulecki acrescenta: "O óleo fresco ajudará a manter as peças lubrificadas e funcionando bem. O óleo se decompõe com o calor e a fricção ao decorrer do tempo. Em muitos motores, a embreagem compartilha o óleo com a transmissão e o sistema de válvulas. O petróleo tem muitas oportunidades de se decompor rapidamente. Mantenha o óleo novo."

No entanto, o dano de uma embreagem cozida não pode ser desfeito. Os pratos da embreagem podem deformar com o tempo devido ao calor. Discos empenadas fazem com que a embreagem se desengate de maneira desigual e crie todos os tipos de dores de cabeça. Você precisará comprar novos discos de fricção e tração, pelo menos. No entanto, o calor também pode danificar as molas da embreagem, afetando a tensão da mola. Certifique-se de inspecionar todos os componentes da embreagem.

Se você descobrir que os componentes da embreagem foram submetidos a calor excessivo, é sempre uma boa ideia substituir pelo menos as placas de fricção, traçaõ e molas (quando aplicável).

Sinal 3: dificuldade em encontrar neutro

Sintomas:

O manete da embreagem parece irregular durante o engate/desengate da embreagem. Às vezes, você demora para encontrar o neutro. Estes são sinais indicadores de que a campana da embreagem e/ou o cubo interno estão danificados e precisam ser inspecionados.

Causas:

Se a sua moto tem uma campana de embreagem original de fábrica, provavelmente foi feita com um material de alumínio fundido. Embora bastante leve, a durabilidade não é o seu ponto forte.

"Para fundir alumínio, você pega o alumínio derretido e o despeja em um molde. Depois de solidificado, é processado a partir daí em uma peça acabada. Quando o material é moldado, geralmente não é muito denso. Você acumula muitos vazios, porosidades, inclusões e imperfeições no material. Os constituintes do material não estão fortemente colados entre si", afirma Sulecki.


O desgaste mais comum em campanas de embreagem fundidas é o entalhe na borda dos espigões onde os pratos de embreagem engatam. O cubo interno pode ser inspecionado quanto a um desgaste semelhante. Se você ver um entalhe como esse, é hora de uma substituição.

Soluções:

Há uma variedade de opções de campana de embreagem de reposição que usam diferentes processos de fabricação. O tarugo é uma alternativa comum à fundição, mas mesmo assim apresenta falhas.

Sulecki explica: "Para o tarugo, você começa com uma peça fundida de alumínio. Geralmente fica um pouco comprimida em uma forja ou algum tipo de fundição sob pressão. Isso é para condensar um pouco mais o material. Em seguida, a peça é usinada a partir da peça sólida de metal. Tem propriedades ligeiramente melhores do que uma peça fundida, mas não tanto quanto uma peça forjada."

O forjamento é um processo muito complexo e complicado. Ele começa com uma barra fundida e desenhada de material de alumínio, que é então esmagada até que todas as moléculas se liguem umas às outras. Isso torna o material muito mais denso e cria o que os engenheiros chamam de fluxo de grãos com alinhamento de recursos. Basicamente, todos os grãos do material são forçados a fluir para cima através dos recursos - particularmente as espigas da campana da embreagem e as hastes do cubo interno - para maior resistência. Todas as propriedades do material melhoram - desde a tração até a fadiga e a resistência máxima. A ductilidade também é melhorada, o que significa que o material pode dobrar antes de quebrar.


Sulecki acrescenta: "O material mais denso é muito resistente a impacto e fadiga, que são dois componentes essenciais de uma campana de embreagem. O impacto é causado pelos discos da embreagem conforme eles se movem contra os espigões da cesta da embreagem. Os discos de embreagem vão começar a criar entalhes em uma peça fundida e covinhas em uma campana de tarugo. Por causa disso, os discos não podem deslizar suavemente ao longo da largura da guia conforme você puxa o manete da embreagem para desengatá-la. A resistência de uma campana de embreagem forjada ao impacto significa que ela não vai desenvolver entalhes nas espigas."

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Unknown20/08/2020, 12:06

    Matéria show

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11/10/2022, 14:23

    Alguém sabe onde encontro cubo e campana pra Husqvarna WR 250 2002? [email protected]

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/10/2022, 14:24

    Antes de mais nada, parabéns pela matéria bem elucidada.

    ResponderExcluir